Português (Brasil)

Defesa de Leonardo Luz Moreira questiona competência da Justiça Estadual antes de júri popular

Defesa de Leonardo Luz Moreira questiona competência da Justiça Estadual antes de júri popular

Compartilhe este conteúdo:

Defesa de Leonardo Luz Moreira questiona competência da Justiça Estadual antes de júri popular

A defesa de Leonardo Luz Moreira, apontado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) como "falso médico", informou na terça-feira (25) que ingressou com um pedido para que a Justiça Estadual seja declarada incompetente para julgá-lo. Leonardo será submetido ao Tribunal do Júri na quinta-feira (27) pelo falecimento de Ana Luisa Ferreira Marcelino da Silva, de 10 anos, ocorrido no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus. Até o momento, não há decisão judicial sobre o pedido.

Anteriormente, a defesa já havia solicitado a transferência do julgamento para outra cidade, por meio de um pedido de desaforamento, mas a solicitação foi negada. Leonardo Luz Moreira responde por homicídio qualificado, exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica. O julgamento está programado para iniciar às 8h de quinta-feira (27), no Fórum de São Mateus.

De acordo com os advogados do réu, o pedido de incompetência foi protocolado na Vara Criminal de São Mateus, sob o argumento de que já existe um processo em andamento desde 2021 na Vara Federal da Bahia sobre o exercício irregular da medicina, conforme o artigo 282 do Código Penal. A defesa sustenta que a denúncia apresentada pelo MPES em dezembro de 2023 trata do mesmo crime, sendo posterior à denúncia do Ministério Público Federal. Com isso, alegam que Leonardo estaria sendo processado duas vezes pelo mesmo fato.

Além disso, os advogados afirmam que, como a morte da criança teria ocorrido durante o exercício irregular da medicina, a competência para julgamento deveria ser da Justiça Federal, uma vez que esse tipo de crime envolve autarquias federais, como o Conselho Regional de Medicina (CRM) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).

A defesa também argumenta que Leonardo é formado em Medicina pela Uningá, instituição localizada em Maringá, no Paraná, e que até o momento não há decisão judicial anulando seu diploma. Segundo seus advogados, enquanto não houver uma sentença definitiva nesse sentido, não se pode afirmar que ele atuava como "falso médico".

Clique no link da bio e leia a matéria completa.

Compartilhe este conteúdo:

 

QUEM SOMOS?

O Portal Boca no Trombone foi fundado no ano de 2001, na cidade de São Mateus, norte do Estado do Espírito Santo, com a intenção de passar notícias a população dos principais Municípios do Estado e do Brasil sempre com a verdade. Atualmente somos um dos portais mais populares na internet, não apenas em São Mateus/ES, mais em todo o território Capixaba, além de Estados como: Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros.

Boca no Trombone é um portal forte em Utilidade Pública, com mais de 200 mil seguidores a serviço da população do norte Capixaba, do Espírito Santo e mais de 100 cidades espalhadas pelo Brasil!

Portal Boca no Trombone, um grupo de notícias que nasceu para comunicar a você tudo que acontece no Brasil e no mundo, norte e noroeste do Estado do Espírito Santo, sempre com a verdade, doa a quem doer.

Além de nosso site, temos um grupo de páginas no Facebook totalizando mais de 700 mil seguidores espalhados por todo Brasil e no exterior, mais de 50 grupos de WhatsApp e colaboradores de notícias.

Nosso portal também e um veículo de entretenimento, no qual apresentamos os melhores lugares para o turismo e lazer.

Continue conosco e compartilhe essa ideia.

Saiba por que anunciar conosco clicando aqui [+].